A Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) segue articulando ações para ampliar a acessibilidade nos eventos promovidos pelo Governo do Estado. Na manhã desta terça-feira, 8, representantes da Funcap participaram de uma reunião na sede do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Sergipe (Conser), no edifício Maria Feliciana, em Aracaju. A pauta principal foi a inclusão e acessibilidade nos festejos juninos.
Mediado pelo presidente do Conser, Antônio Luiz, o encontro contou, também, com a presença de representantes da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel), entre outras instituições ligadas à causa.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fortalecer a participação de pessoas com deficiência nos festejos, com destaque para a empregabilidade. Uma das ações em andamento é o Bar da Inclusão, projeto que deve ser ampliado para outras operações e estabelecimentos do setor alimentício. Também foram levantadas demandas e sugestões para a elaboração de editais com critérios voltados à inclusão e participação ativa das pessoas com deficiência.
“Ação importantíssima, realizada de forma coletiva, para que a gente possa discutir sobre melhores formas de garantir maior acessibilidade e inclusão nos nossos festejos, inclusive na parte de bares, que ganha ainda mais força através de edital que garante a obrigação de contratação de pessoas com deficiência, que amplia a inclusão em todos os espaços”, explicou o presidente da Funcap, Gustavo Paixão.
O presidente da Conser, Antônio Luiz, destacou os avanços que já estão ocorrendo nos últimos anos, e falou sobre ações possíveis para que a inclusão siga avançando e que atenda mais pessoas. “Esse foi um momento único e muito produtivo, onde pudemos debater e discutir as melhores práticas para participação das pessoas com deficiência. Agora, nessa próxima etapa, vamos fazer um bom entendimento para que tenhamos um evento totalmente inclusivo e participativo”, disse.
A coordenadora de políticas públicas para pessoas com deficiência da Seasic, Suellen Grazielle, ressaltou a importância de promover o acesso em todas as áreas. “Pessoas com deficiência também querem vivenciar os eventos festivos. Esse tipo de iniciativa estimula a participação e valoriza o que temos de melhor em nosso estado”, disse.
Para o presidente da Abrasel em Sergipe, Bruno Dorea, ações de empregabilidade para pessoas com deficiência “são importantes para que essas pessoas se sintam importantes e parte desse processo licitatório. Muito bacana essa iniciativa do Governo de Sergipe, quando se dá oportunidades, isso sim é a verdadeira inclusão”.