Professores da rede pública estadual participaram ativamente do segundo encontro do Círculo de Cultura Virtual, um evento que promoveu reflexões e trocas de experiências sobre os desafios da alfabetização e continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizado na última quarta-feira, 26, o encontro abordou o tema “Razões do Analfabetismo no Brasil: acesso, permanência e elevação da escolaridade na EJA”, reunindo educadores de todo o país em um espaço interativo de aprendizado.
A discussão mobilizou professores de diversas regiões, incluindo Sergipe, onde docentes envolveram seus estudantes em debates dentro das escolas. Com isso, o encontro não se limitou ao ambiente virtual, promovendo reflexão coletiva e aproximação entre teoria e prática.
O Círculo de Cultura Virtual é uma iniciativa voltada para a formação continuada de professores da EJA, incentivando discussões aprofundadas sobre os principais desafios da modalidade. O projeto é resultado da parceria entre o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
O desafio da alfabetização na EJA
A EJA é essencial para a inclusão educacional e redução do analfabetismo no Brasil. Contudo, a permanência dos estudantes ainda representa um desafio significativo. Durante o encontro, especialistas compartilharam estratégias para engajar alunos, fortalecer o vínculo com a escola e criar ambientes de aprendizagem mais atrativos. Também foram discutidas políticas públicas para avançar na erradicação do analfabetismo.
Para os professores de Sergipe, o encontro foi uma oportunidade valiosa para trocar experiências e refletir sobre a realidade local. A troca de boas práticas fortaleceu a implementação de políticas públicas mais eficazes e ampliou o suporte pedagógico. Espera-se que os Círculos de Cultura Virtual continuem contribuindo para novas estratégias educacionais e reforcem o compromisso com uma educação mais inclusiva.
Além das reuniões virtuais, serão promovidos sete encontros presenciais, organizados por cada escola, conforme suas realidades locais. O objetivo é aprofundar as discussões e proporcionar trocas de experiência mais contextualizadas.
Todo o material de apoio estará disponível no AVA FORMAÇÃO da SEED-SE, acessível pelo link: https://ava.seduc.se.gov.br/ava-formacao/.
Calendário
O Círculo de Cultura Virtual continuará com novos encontros abordando temas relevantes para a EJA:
09/04/2025 - Práticas Pedagógicas na e da EJA: Educação antirracista e contra todas as práticas de discriminação.
23/04/2025 - Leitura Crítica, Cultura e Expressão Cultural.
07/05/2025 - Cartas Pedagógicas como metodologia de Educação Popular.
21/05/2025 - A juvenilização da e na EJA.
04/06/2025 - EJA: contexto, políticas e atualidade.
18/06/2025 - Metodologias participativas como instrumento de leitura da realidade e construção de um currículo integrado.
Professores da rede pública estadual participaram ativamente do segundo encontro do Círculo de Cultura Virtual, um evento que promoveu reflexões e trocas de experiências sobre os desafios da alfabetização e continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizado na última quarta-feira, 26, o encontro abordou o tema “Razões do Analfabetismo no Brasil: acesso, permanência e elevação da escolaridade na EJA”, reunindo educadores de todo o país em um espaço interativo de aprendizado.
A discussão mobilizou professores de diversas regiões, incluindo Sergipe, onde docentes envolveram seus estudantes em debates dentro das escolas. Com isso, o encontro não se limitou ao ambiente virtual, promovendo reflexão coletiva e aproximação entre teoria e prática.
O Círculo de Cultura Virtual é uma iniciativa voltada para a formação continuada de professores da EJA, incentivando discussões aprofundadas sobre os principais desafios da modalidade. O projeto é resultado da parceria entre o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).
O desafio da alfabetização na EJA
A EJA é essencial para a inclusão educacional e redução do analfabetismo no Brasil. Contudo, a permanência dos estudantes ainda representa um desafio significativo. Durante o encontro, especialistas compartilharam estratégias para engajar alunos, fortalecer o vínculo com a escola e criar ambientes de aprendizagem mais atrativos. Também foram discutidas políticas públicas para avançar na erradicação do analfabetismo.
Para os professores de Sergipe, o encontro foi uma oportunidade valiosa para trocar experiências e refletir sobre a realidade local. A troca de boas práticas fortaleceu a implementação de políticas públicas mais eficazes e ampliou o suporte pedagógico. Espera-se que os Círculos de Cultura Virtual continuem contribuindo para novas estratégias educacionais e reforcem o compromisso com uma educação mais inclusiva.
Além das reuniões virtuais, serão promovidos sete encontros presenciais, organizados por cada escola, conforme suas realidades locais. O objetivo é aprofundar as discussões e proporcionar trocas de experiência mais contextualizadas.
Todo o material de apoio estará disponível no AVA FORMAÇÃO da SEED-SE, acessível pelo link: https://ava.seduc.se.gov.br/ava-formacao/.
Calendário
O Círculo de Cultura Virtual continuará com novos encontros abordando temas relevantes para a EJA:
09/04/2025 - Práticas Pedagógicas na e da EJA: Educação antirracista e contra todas as práticas de discriminação.
23/04/2025 - Leitura Crítica, Cultura e Expressão Cultural.
07/05/2025 - Cartas Pedagógicas como metodologia de Educação Popular.
21/05/2025 - A juvenilização da e na EJA.
04/06/2025 - EJA: contexto, políticas e atualidade.
18/06/2025 - Metodologias participativas como instrumento de leitura da realidade e construção de um currículo integrado.