Notícias
Notícias
Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025 às 12:15:00
Colégio Poeta José Sampaio promove aprendizado cultural com projeto 'Lip Sync'
Iniciativa usa a cultura pop e musicais para engajar alunos do Ensino Médio em dublagem e expressão corporal

O Centro de Excelência Poeta José Sampaio, localizado no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, realizou a 2ª edição do ‘Lip Sync’. Trata-se de um projeto cultural e educacional que visa despertar o interesse dos alunos pela Língua Inglesa e pela cultura dos países que a falam. O projeto é realizado pela professora de Protagonismo e Língua Inglesa, Charlene Rosário, e 84 alunos do Ensino Médio participaram da iniciativa pedagógica.

A professora responsável pelo projeto conta que a iniciativa surgiu com o objetivo de proporcionar momentos de descontração aliados à aprendizagem durante os estudos de Língua Inglesa. Foi a partir do seu apreço por reality shows e programas televisivos dos Estados Unidos e da Inglaterra que a professora se inspirou no formato popular para criar um evento que despertasse o interesse dos alunos pela cultura de países que falam a língua.

No projeto, os alunos realizam dublagens, coreografias, criam cenários e figurinos de clipes de ícones famosos do cenário pop internacional. Esta iniciativa instiga a curiosidade cultural e o interesse pela história da arte performática. Ao explorar musicais de sucesso dos séculos XX e XXI, o projeto garante que os estudantes adquiram conhecimento sobre diferentes expressões artísticas e culturais. Além disso, a prática de dublagens e coreografias de músicas estrangeiras incentiva o despertar do movimento corporal e da expressão artística.

Segundo a aluna Glenda Silva, do 2º ano, seu grupo se dedicou não apenas à coreografia e ao clipe, mas também à análise detalhada das canções. A pesquisa realizada incluiu a tradução das letras para garantir que o conteúdo fosse apropriado para o ambiente escolar. Segundo ela, a dublagem impôs uma exigência fundamental para o aprendizado.

Para Glenda, a atividade contribui ainda mais para o seu aprendizado na Língua Inglesa. “A gente aprende tanto as palavras e frases em inglês e como pronunciá-las, mas também aprendemos as suas traduções. Muitas coisas nas  músicas, como palavras que a gente escutava e não sabia o que eram, o lip sync, a dublagem, o estudo da música que a gente ia apresentar nos ajudou para que aprendêssemos”, explica a estudante.

Como resultado do esforço, foram premiadas as três melhores turmas com troféus para as salas ganhadoras e medalhas de ouro para os campeões, assim como também foram premiados os três melhores estudantes do ano.

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / educacao-cultura

Colégio Poeta José Sampaio promove aprendizado cultural com projeto 'Lip Sync'
Iniciativa usa a cultura pop e musicais para engajar alunos do Ensino Médio em dublagem e expressão corporal
Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025 às 12:15:00

O Centro de Excelência Poeta José Sampaio, localizado no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, realizou a 2ª edição do ‘Lip Sync’. Trata-se de um projeto cultural e educacional que visa despertar o interesse dos alunos pela Língua Inglesa e pela cultura dos países que a falam. O projeto é realizado pela professora de Protagonismo e Língua Inglesa, Charlene Rosário, e 84 alunos do Ensino Médio participaram da iniciativa pedagógica.

A professora responsável pelo projeto conta que a iniciativa surgiu com o objetivo de proporcionar momentos de descontração aliados à aprendizagem durante os estudos de Língua Inglesa. Foi a partir do seu apreço por reality shows e programas televisivos dos Estados Unidos e da Inglaterra que a professora se inspirou no formato popular para criar um evento que despertasse o interesse dos alunos pela cultura de países que falam a língua.

No projeto, os alunos realizam dublagens, coreografias, criam cenários e figurinos de clipes de ícones famosos do cenário pop internacional. Esta iniciativa instiga a curiosidade cultural e o interesse pela história da arte performática. Ao explorar musicais de sucesso dos séculos XX e XXI, o projeto garante que os estudantes adquiram conhecimento sobre diferentes expressões artísticas e culturais. Além disso, a prática de dublagens e coreografias de músicas estrangeiras incentiva o despertar do movimento corporal e da expressão artística.

Segundo a aluna Glenda Silva, do 2º ano, seu grupo se dedicou não apenas à coreografia e ao clipe, mas também à análise detalhada das canções. A pesquisa realizada incluiu a tradução das letras para garantir que o conteúdo fosse apropriado para o ambiente escolar. Segundo ela, a dublagem impôs uma exigência fundamental para o aprendizado.

Para Glenda, a atividade contribui ainda mais para o seu aprendizado na Língua Inglesa. “A gente aprende tanto as palavras e frases em inglês e como pronunciá-las, mas também aprendemos as suas traduções. Muitas coisas nas  músicas, como palavras que a gente escutava e não sabia o que eram, o lip sync, a dublagem, o estudo da música que a gente ia apresentar nos ajudou para que aprendêssemos”, explica a estudante.

Como resultado do esforço, foram premiadas as três melhores turmas com troféus para as salas ganhadoras e medalhas de ouro para os campeões, assim como também foram premiados os três melhores estudantes do ano.