Notícias

Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2025 às 19:45:00
Espaços lúdicos estimulam imaginação e convivência na Vila da Criança
Ambientes interativos promovem aprendizado e fortalecem valores de cidadania entre os pequenos

Com uma programação voltada para o desenvolvimento criativo e social das crianças, a Vila da Criança tem se destacado pelos espaços lúdicos que estimulam a fantasia, a convivência e a educação cidadã. O evento, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), segue até o dia 26 de outubro, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju, e oferece atrações para todas as idades.

Entre os ambientes que chamam a atenção do público estão as casas temáticas, a minicidade, os espaços educativos e interativos que convidam as crianças a aprender brincando. Para a auxiliar de governança Jéssica Tavares, a Vila da Criança é um espaço que acolhe toda a família. Ela levou os filhos Isaac, 6 anos, e Miriam, 3, e elogiou a estrutura dedicada aos pequenos. “Esse espaço voltado para as crianças menores é excelente. Até para nós, mães, é maravilhoso, porque conseguimos aproveitar e até descansar um pouquinho enquanto eles brincam e se divertem”, destacou.

O casal Laís Gomes e Danilo Richard conta que o espaço é uma oportunidade especial de lazer em família. Eles levaram o pequeno Gustavo, de apenas 1 ano e 3 meses, para conhecer o espaço e se encantaram com a estrutura. “Está tudo muito lindo e bem organizado, um ambiente familiar que acolhe e encanta. É ótimo poder trazer nosso filho para um lugar assim, cheio de diversão e com tanta segurança”, comentou Laís.

Direto do município de Carmópolis, no baixo São Francisco, Josué Kaleb, 10, visitou a Vila da Criança ao lado dos pais, Eduardo Evaristo e Maria Quitéria, e da irmã, Daphne Heloísa. Encantado com o espaço, o menino ressaltou a importância do evento. “Aqui é um lugar onde todas as crianças podem brincar e se divertir, mesmo aquelas que não têm tantas oportunidades. Eu adorei os brinquedos, as casas temáticas e a minicidade. Vim no ano passado, mas esse ano está ainda melhor! A gente veio só pra aproveitar e curtir bastante em família”, contou. 

Quem também participou da Vila foi a fisioterapeuta Luciana Santana, que levou os filhos Maria Luíza, 4, e Antônio Vicente, 8. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade de inclusão e encantamento, que permite que todas as crianças vivenciem momentos de lazer e imaginação. “Não tem como sair daqui sem querer voltar. O ambiente está bem lúdico, divertido e acessível, o que torna a experiência ainda mais especial. Fico muito feliz em poder trazer meus filhos para um espaço tão bonito e pensado com tanto cuidado para as famílias”, ressaltou.

Já o casal Diogo e Maíra Amaral levou o filho Dom, 2, para aproveitar o espaço. Maíra contou que ficou encantada com as novidades desta edição e destacou o crescimento do evento. Segundo ela, o espaço está ainda mais amplo, com mais brinquedos, cores e atrações. “Mesmo meu filho sendo bem pequenininho, conseguimos aproveitar bastante. Tem brinquedos que ele consegue ir sozinho e muitos personagens vivos espalhados pelo espaço. A cada ano, a Vila da Criança só cresce e melhora”, afirmou.

A dona de casa Aline Santos saiu do município de Siriri, no leste sergipano, para levar o filho José, 5, para conhecer a Vila da Criança pela primeira vez. Ela narrou que ficou encantada com a estrutura e a proposta do evento. “Estou achando esse espaço maravilhoso! Não conhecia e estou encantada. José está amando tudo. Já viu os personagens, brincou bastante e não quer ir embora. O Governo do Estado está de parabéns por sempre incentivar e incluir as crianças”, destacou.

Vila da Criança

O espaço segue oferecendo uma diversidade de opções, como teatro, arena gamer, cinema, parque de diversões, roda-gigante, brinquedos acessíveis, casas temáticas, minicidade e, até o dia 19 de outubro, o ônibus AquaNave, com realidade virtual educativa.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com o apoio da Netiz e Iguá, e patrocínio do Banese.