Notícias

Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2025 às 14:30:00
Projeto Laços de Cuidado promove oficina de recursos pedagógicos para famílias atípicas
Famílias participam de oficina com materiais recicláveis e vivências que fortalecem o protagonismo e a inclusão de pessoas neurodivergentes

Com o objetivo de promover acolhimento, inclusão e protagonismo das pessoas neurodivergentes e suas famílias, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nesta quarta-feira, 22, mais uma edição do ‘Projeto Laços de Cuidado Autismo x Neurodivergentes: A pessoa como protagonista’, no Espaço Cuidar, bairro Santa Maria, em Aracaju.

O encontro reuniu famílias atípicas em uma manhã de vivências, diálogo e aprendizado coletivo. A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou o compromisso do Governo de Sergipe em fortalecer políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias. “O Projeto Laços de Cuidado é um espaço de afeto e troca, onde reconhecemos o potencial de cada pessoa e o papel fundamental das famílias nesse processo. É através dessas ações que fortalecemos a rede de apoio e promovemos um olhar mais humano e inclusivo em nossa sociedade”, reforçou.

A atividade contou com uma oficina de recursos pedagógicos com materiais recicláveis e acessíveis, conduzida pelo psicomotricista e oficineiro da Seasic, Heráclito Andrade, que destacou a importância de envolver as famílias no processo de desenvolvimento das crianças. “Foi desenvolvida a oficina sobre recursos pedagógicos, com materiais reciclados e acessíveis. A proposta é trabalhar em companhia das crianças e das mães, desenvolver o lúdico e estimular seus potenciais. Através desses materiais, as famílias podem ampliar o repertório das crianças na fala, na escrita e também na questão da motricidade”, explicou. 

Entre as participantes, Joselene Bispo de Santos Alves, mãe de Everton Niclaus, destacou o aprendizado que o projeto proporciona. “É uma forma de aprendizado para ele, do desenvolvimento dele. A gente aprende aqui e leva para casa. Tudo que a gente pratica nas oficinas, como a psicomotricidade, a gente desenvolve com ele no dia a dia. Isso faz muita diferença”, afirmou. 

A iniciativa integra as ações da Seasic voltadas à valorização da singularidade e do potencial de cada indivíduo, criando espaços de escuta, acolhimento e protagonismo. O projeto tem se consolidado como uma importante ferramenta de fortalecimento de vínculos e inclusão social para pessoas neurodivergentes e suas famílias.