O Projeto Recria, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e da Comunicação Social (Secom), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi uma das iniciativas premiadas na solenidade de entrega do Selo Iniciativas Sustentáveis – Edição 2025, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), nesta quarta-feira, 10.
A certificação que o Projeto Recria (Reaproveitamento Criativo de Lonas e Inclusão Produtiva Feminina) recebeu é um reconhecimento às boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e econômica, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, destacou a importância das parcerias para o sucesso do projeto. “Esse reconhecimento do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe ao ‘Recria’ nos enche de orgulho porque valida uma política pública que transforma resíduos em oportunidades, qualificação em renda e inclusão em dignidade. É a prova de que é possível unir sustentabilidade ambiental, impacto social e desenvolvimento econômico em uma mesma estratégia. Esse resultado é fruto de uma construção coletiva, com a excelência formativa do Senai/SE e a parceria fundamental com a Secom, que doa as lonas dos eventos do Governo para serem reaproveitadas pelo projeto. A gestão estadual reafirma, com essa premiação, que desenvolvimento de verdade é aquele que coloca as pessoas no centro das decisões e cria oportunidades sustentáveis para quem mais precisa”, enfatizou.
A presidente do TCE, conselheira Susana Azevedo, ressaltou a relevância da premiação para o crescimento e desenvolvimento de Sergipe. “Essa solenidade marca o encerramento do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e, ao mesmo tempo, a celebração da primeira edição do seu Iniciativas Sustentáveis, duas ações complementares que refletem o compromisso do Tribunal de Contas de Sergipe com a administração pública cada vez mais eficiente, responsável e voltada ao interesse coletivo”, ressaltou.
Projeto Recria
Iniciado em 2024, o Projeto Recria visa promover a reutilização de lonas utilizadas em eventos do governo, que seriam descartadas, transformando resíduos em peças únicas, como ecobags, bolsas, avental, necessaire, porta-lápis, entre outros produtos, promovendo o empreendedorismo sustentável e a responsabilidade ambiental. O projeto tem forte compromisso social com diversas parcerias, entre elas com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), no Presídio Feminino de Sergipe (Prefem), promovendo oportunidade de recomeço e reintegração social através do trabalho. O ‘Recria’ reforça seu papel não apenas como um projeto de geração de renda e sustentabilidade, mas também como uma ferramenta de inclusão social e resgate da dignidade.