O Dia do Turista é celebrado em 13 de junho. A data foi criada pelo Ministério do Turismo para homenagear os amantes de viagens, assim como destacar a importância do turismo e as maravilhas que envolvem belezas naturais, gastronomia e riquezas culturais. O Destino Sergipe, aliás, é um grande produto que movimenta, direta e indiretamente, mais de 50 segmentos do setor turístico, proporcionando a interação entre as atividades de bares, restaurantes e hotelaria. Desse modo, contribui para a economia, gerando emprego e renda.
Vale destacar, aliás, que a atividade turística é um dos mais importantes eixos de desenvolvimento para a economia, e Sergipe é um destino com multiplicidade de atrativos. Além disso, a hospitalidade do sergipano é avaliada como grande diferencial. Por isso, no Dia do Turista, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) celebra este importante setor da economia brasileira.
As belezas naturais e os atrativos culturais de Sergipe reúnem uma diversidade de roteiros turísticos, como os Cânions de Xingó, em Canindé do São Francisco, cidades históricas, como São Cristóvão e Laranjeiras, além do litoral sergipano com praias exuberantes e convidativas e do calendário de eventos do estado que permite ao turista se programar e organizar com antecedência. Tudo isso proporciona uma experiência imersiva ao visitante e constitui atrativos que ‘enchem os olhos’ dos agentes de viagens, das operadoras e das empresas emissivas de turistas para Sergipe.
Neste mês de junho, Sergipe vivencia a época mais procurada por turistas. O ‘país do forró’ promovido pelo Governo do Estado dispõe de uma programação inédita com ininterruptos 30 dias de festa na Orla da Atalaia. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.. Alguns municípios também celebram as festividades juninas, a exemplo de Estância, Areia Branca e Capela. Todo esse movimento torna Sergipe ainda mais atraente aos olhos dos turistas.
Homenageados do dia
O casal Wanderlai Costa e Silmária Soares, que é de Belo Horizonte (MG), resolveu passar alguns dias de férias em Aracaju. Segundo eles, voltarão para casa com boa impressão e perspectivas de retornar. “Primeiramente, escolhemos Aracaju pelo critério de conhecer mais o Nordeste e de ser um lugar com mar de águas mornas. Afinal, estamos com crianças, e isso faz toda a diferença. Realmente, a estrutura de que a cidade dispõe atendeu às nossas expectativas. O mesmo ocorreu com outros locais que conhecemos, a exemplo da Croa do Goré, Lagoa dos Tambaquis e Praia da Costa", afirma Silmária.
Não é a primeira vez que Carol Rodrigues, turista de São Paulo, vem a Sergipe. Segundo ela, a série de atrativos que o estado reúne constitui os motivos que a fizeram escolhê-lo sempre como destino nas férias. "Passar o mês de junho em Sergipe já é um costume. Sempre escolho Aracaju para passar o São João e curtir os festejos juninos, afinal, é muito legal a tradição junina aqui”, destacou.
De Lauro de Freitas, na Bahia, a agente de viagens Ludimila Machado reforça que o estado é um destino interessante e muito procurado. Não apenas devido à localização geográfica por ser um estado vizinho, mas, principalmente, pela ecleticidade no que se refere à cultura, à gastronomia e às belezas naturais. “Vendemos muito Sergipe. E, neste ano, ter uma programação de 30 dias de festejos juninos o torna mais atrativo”, disse Ludimila. Como também é turista e ama Sergipe, ela complementa e avisa: “Até eu vou curtir!”.