Notícias

Terça-Feira, 15 de Julho de 2025 às 14:30:00
Gonzagão Itinerante leva visitantes para aproveitar as noites da Segundona do Turista
Com muito forró e alegria, ônibus temático transporta visitantes até a Rua São João, onde a cultura sergipana é celebrada na Segundona do Turista

O Gonzagão Itinerante continua a todo vapor, embarcando o público que deseja curtir a Segundona do Turista. Na última segunda-feira, 14, o ônibus temático que homenageia Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e que é um show de cultura nordestina sobre rodas, transitou, mais uma vez, pelas ruas de Aracaju com ainda mais alegria e animação até chegar à centenária Rua São João, no Bairro Industrial. Dezenas de turistas se encantaram com o passeio ao som de trio de forró pé de serra e elogiaram as iniciativas do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
 
Na Rua São João, a partir das 18h, o público pôde curtir o mais famoso ritmo nordestino por meio do talento de Glauber e Forró Siri na Lata. Em seguida, às 20h, foi a vez de os visitantes e turistas se encantarem com a Quadrilha Junina Amor Caipira. Para finalizar a noite, às 21h, o Grupo Manos do Forró não deixou ninguém ficar parado.
 
O bancário Arlen André Piovesan e a esposa dele, Lauriane Rodrigues Piovesan, não resistiram ao ritmo nordestino no Gonzagão Itinerante. De São Mateus do Sul, no Paraná, o casal, que está visitando Sergipe pela primeira vez, considerou a experiência muito interessante e destacou a animação do povo sergipano. “Na verdade, eu não conhecia o forró pé de serra. A nossa região tem outro ritmo. Mas confesso que gostei muito”, afirmou Arlen. “Estou achando maravilhoso. É uma cultura diferente. O Gonzagão aqui tem dança. Não imaginava que seria tão legal assim. É fascinante. Daqui a pouco, a gente vai tentar dar uns passinhos e ver se a gente consegue dançar”, completou Lauriane. 
 
O casal disse que não vê a hora de conhecer outros lugares de Aracaju, como as praias e os mercados centrais. Além disso, eles destacaram a receptividade do povo sergipano. “Todo mundo é gentil, atende superbem, é uma característica bem forte do povo daqui”, elogiou o bancário. “Aracaju já está no nosso coração porque a gente está gostando demais mesmo. Com certeza, vamos voltar em breve”, assegurou a paranaense.
 
O comerciante Aldo Provaden, a esposa Maria Soares, que é diretora escolar, e o filho André Henrique Soares, de 17 anos, também são estreantes em terras sergipanas. Eles são de Santo André, em São Paulo, e disseram que estão amando Aracaju. Também se mostraram encantados com o Gonzagão Itinerante. “Estou achando uma maravilha. Nunca participei de um forró dentro de um ônibus, e isso aqui é surpreendente”, declarou. Maria Soares também foi só elogios. “Achei uma ideia muito interessante. Já fui em algumas cidades do Nordeste, mas, assim, eu nunca vi. É muito legal”, declarou.  
 
Já Juliana Silva veio de São Paulo depois de um hiato de 13 anos, para que a filha Maria Eduarda, de 8, pudesse conhecer a terra da avó, que é sergipana. Ela estava acompanhada da tia, Floraci da Silva, mais conhecida como Dona Sinhá do Arroz Doce, de Cedro de São João, que trouxe a tiracolo uma filha, Emily, além das netas Simone, Íris e Sophia Silva. Destaque que Dona Sinhá, estreando no Gonzagão Itinerante, foi a atração do passeio com sua irreverência, animação e alegria. “Quando a gente passou pelo outro lado, eu fiquei apaixonada pelo ônibus e quis vir. Forró é comigo. Minha filha veio por causa de mim. Eu estou muito feliz. Foi o melhor presente que ganhei este ano”, assinalou. 
 
A turista Audrei Fernanda de Carvalho Parra, de São Paulo, veio a Sergipe a convite da amiga Marcia Valeria Simões, que é diretora escolar aposentada. Apresentando Aracaju à Audrei, a carioca, que reside na capital sergipana há seis meses e que já havia embarcado no ônibus temático, aproveitou para fazer a amiga conhecer um pouco da cultura sergipana por meio do ônibus temático. “Amei o Gonzagão Itinerante. Foi divertido. O que mais gostei foi do astral das pessoas, da alegria, da música. E eu adoro essa energia daqui da Rua São João. Tudo que tem forró no meio eu adoro. Acho importante essa iniciativa do Governo, porque é a cultura de Sergipe. Então, divulgar isso é fundamental”, destacou a turista.
 
Márcia Simões também ressaltou a importância da Segundona do Turista para fomentar mais ainda o turismo de Sergipe. “Quando a gente está em São Paulo, não percebe o quanto é importante, o quanto é grande o turismo daqui. Depois que vim morar em Aracaju, comecei a mostrar isso para os amigos e parentes. Desde então, minha casa não para mais vazia”, revelou.