Sergipe é palco da III Convenção Sergipana de Contabilidade. O evento, que começou nesta quinta-feira, 17, e que continua na sexta-feira, 18 de julho, no Porto Farol, no Bairro Coroa do Meio, tem apoio do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Diante da grande relevância da convenção para o setor turístico, já que atraiu mais de 500 profissionais da área de todo o Brasil, a pasta está divulgando o destino em um estande, onde estão sendo apresentados os inúmeros atrativos turísticos do estado.
Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, uma convenção desse porte contribui para impulsionar o turismo de eventos, que a cada dia se consolida mais em Sergipe. “Este ano, a terceira edição da Convenção Sergipana de Contabilidade superou as expectativas e atraiu ainda mais participantes, o que é fundamental para movimentar a cadeia produtiva do turismo, composta pelas redes hoteleira e de bares, e restaurantes, entre outros segmentos. Muitos dos participantes, trazem familiares, que aproveitam para visitar nossos atrativos turísticos, a exemplo da Vila do Forró, que continua acontecendo na Orla da Atalaia até o dia 27 deste mês, a Temporada de Forró do Gonzagão e a Segundona do Turista, na Rua São João. Assim, acaba impulsionando a geração de emprego e renda, e fortalecendo nossa economia”, avalia o secretário.
A III Convenção Sergipana de Contabilidade proporciona a oportunidade de um encontro entre o conhecimento técnico, social e científico dentro do crescente cenário da qualificação e capacitação técnica dos profissionais da contabilidade. Com o tema “Contabilidade, Reforma Tributária e Inteligência Artificial (IA): Desafios e Oportunidades na Era Digital”, o evento tem como objetivo discutir o impacto da IA nos processos contábeis, automação de tarefas, uso de big data para decisões estratégicas e a transformação do papel do contador diante da reforma tributária. Idealizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o evento busca incentivar a exploração de novas oportunidades e desafios.
Movimentação do turismo
Na opinião do presidente do CRCSE, Ionas Mariano, a terceira edição da Convenção Sergipana de Contabilidade representa o aperfeiçoamento profissional da classe, tanto na área pública quanto na privada. Segundo ele, a proposta é promover uma imersão em temas como Reforma Tributária, Inteligência Artificial e os novos rumos da contabilidade na Era Digital, com especialistas de todo o Brasil. O presidente do Conselho também ressalta o impacto turístico do evento para Sergipe. “Sem dúvida, movimentamos todas as vertentes do turismo, desde os hotéis até as programações culturais do Estado. Abraçamos quase 500 pessoas de todos os cantos do país. Eu agradeço ao Governo do Estado, que, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, apoiou e divulgou o maior evento contábil sergipano. São iniciativas como essa que fortalecem nossa classe”, expressou Ionas Mariano.
A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Santiago, também agradeceu ao Governo de Sergipe, por meio da Setur, pela parceria e pelo apoio imprescindível na realização do evento que é o maior da classe contábil sergipana. “Graças a esse apoio, conseguimos reunir palestrantes de alto nível, abordando temas atuais e relevantes, que agregam conhecimento e capacitação aos profissionais da área contábil. Estamos trazendo participantes e palestrantes de vários estados do Brasil para prestigiar este momento solene, mostrando ao país o quanto Sergipe é bem-representado e tem potencial para sediar grandes encontros”, disse.
Turistas
A contadora Eliana Soares Barbosa Santos, conselheira do Conselho Federal de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), que veio a Sergipe pela primeira vez, falou da importância do evento, destacando a ótima programação. “Vamos ter palestras superinteressantes, principalmente com Felipe Guerra [presidente do CRC Ceará], que falará sobre a reforma tributária, tema sobre o qual ele entende tudo. Além disso, também teremos palestras sobre governança, afinal, hoje, o profissional precisa se preparar para ser gestor da contabilidade”, opinou.
Na opinião de Eliana Santos, a convenção em Sergipe será um momento muito proveitoso para a classe, principalmente por causa da troca de culturas e diversidades. “Aracaju tem sido muito acolhedora. Nós, turistas, estamos sendo tratados de uma forma muito interessante por vocês. Todos — do Uber que eu peguei ao pessoal no hotel — todos nos abraçam”, ressaltou Eliana, que vai estender a estada no final de semana, para conhecer alguns pontos turísticos sergipanos.
Por sua vez, José Donizete Valentina, conselheiro federal e vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que é de São Paulo, já conhece Sergipe, pois veio várias vezes ao estado. Ele também ressaltou a relevância do evento de contabilidade, cuja terceira edição apresenta vários conteúdos técnicos e atuais, o que, na opinião dele, tem grande importância para o desenvolvimento profissional dos participantes.
No entanto, o vice-presidente do CFC, avalia que a convenção transcende a parte técnico-educacional, à medida que promove network e uma série de outras relações humanas e sociais. “Estamos aqui com representantes das 27 unidades da federação visitando a convenção. Então, isso mostra que movimenta a cadeia do turismo desde a parte hoteleira, de restaurante, de transporte, o que promove a cidade, que é turística também. Dessa vez, não vou poder aproveitar a cidade, mas confesso que, da última que vim, aproveitei bastante. Fui até o Cânion de Xingó [em Canindé do São Francisco] e sobrevoei lá de helicóptero. Vou voltar com a minha esposa no final do ano e vamos fazer o mesmo passeio. Eu amo Sergipe!”, revelou Donizete Valentina.