Notícias

Sábado, 11 de Fevereiro de 2023 às 15:30:00
Projeto Verão 2023: oficinas culturais atraem público no segundo dia de evento
A Tenda Multicultural da Arena Criativa ofertou oficinas de ritmos musicais e zumba, danças da cultura popular e de percussão para cultura popular

O segundo dia do Projeto Verão começou com a promoção de uma vasta programação cultural, voltada para manifestações de Sergipe e do Nordeste. Na manhã deste sábado, 11, a Tenda Multicultural da Arena Criativa ofertou oficinas de ritmos musicais e zumba, danças da cultura popular e de percussão para cultura popular.

A possibilidade de prestigiar movimentos ligados às tradições locais atraiu sergipanos e turistas que viram, no evento, uma proposta enriquecedora. “Sou professora de Artes e Educação Física, e trabalho cultura com as crianças. Vim participar do Projeto Verão e está sendo ótimo, estou super feliz. A oficina de dança é muito importante, está sendo tudo. Seria bom se em todos os lugares tivessem iniciativas como essa”, considera a professora Almirane Souto, turista da cidade de Esplanada (BA).

A oficina de danças da cultura popular apresentou à população ritmos como ciranda, samba de coco, maracatu, São Gonçalo e frevo. Carol Ferreira, estudante do curso de Dança da Universidade Federal de Sergipe (UFS), valoriza a iniciativa dentro do Projeto Verão. “A dança é arte, e incentivar as pessoas a dançarem é muito legal. Acho muito importante, Sergipe tem uma cultura muito forte relacionada à dança, e essas oficinas todas são sensacionais. O clima está agradável, tem um solzão, dá para ir à praia e participar de todas as atividades. Recomendo que todos venham. Eu aprendi muita coisa, o Projeto Verão está de parabéns”.

Milton Leite, professor-mestre de Artes e Culturas Populares, ministrou a oficina de dança. Para ele, “projetos desta natureza são sempre bem-vindos porque a população sergipana precisa de áreas de escape. O que seria da arte se não tivesse o povo? E o que seria do povo se não tivesse a arte? Uma oficina como essa é de extrema importância para o desenvolvimento, divulgação e difusão dos grupos populares do estado. Nós temos aproximadamente 50 grupos de dança pelos 75 municípios, e é fundamental que as pessoas conheçam as atividades que eles desenvolvem em suas comunidades”, opina.

A ciclista Maria Zenaide dos Santos, passava pela Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, nas proximidades da Arena Criativa nesta manhã. A movimentação na Tenda Multicultural chamou a atenção e ela foi prestigiar. “Eu soube do evento, estava passando por aqui e resolvi vir. O Projeto Verão está maravilhoso, depois de tanto tempo a gente pode participar de uma festa dessas, começar o dia com essa diversão é importante. É bom ver as atividades esportivas e de dança, que melhoram a saúde e promovem a interação com outras pessoas”, pontua.

Rosileide Campos, participou da aula de percussão e valorizou a programação do Projeto Verão. “Acho uma grande iniciativa, o Projeto Verão já tem os shows à noite, mas as atividades culturais durante o dia, que atraem público de todas as idades, são maravilhosas. Isso chama os turistas, que passam a conhecer a nossa cultura, e eles levam nossos costumes na memória. Essas atividades são libertadoras, fazem bem para a mente e para o corpo, as pessoas se sentem mais leves, e envolve o prazer, a alegria e a necessidade de estar ativo. Peço que as pessoas venham conhecer. A Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado estão de parabéns”.

Projeto Verão 2023

Após dois anos sem ser realizado por conta da pandemia, o Projeto Verão volta a fazer parte da programação de eventos da capital, numa parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. O evento, além de movimentar diversos setores da economia, fomenta o esporte e a cultura local.