Notícias

Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2024 às 12:00:00
Secretaria do Turismo realiza últimas oficinas de comunicação digital em 2024
Atividades foram ministradas pela Setur com foco em técnicas fotográficas; ao total, foram dez no ano

Em 2024 o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promoveu dez oficinas de comunicação digital para profissionais da cadeia do turismo. As mais recentes, realizadas nesta sexta-feira, 6, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, tiveram foco ainda mais específico que as anteriores, e abordaram técnicas fotográficas com celular.

As últimas turmas deste ano contaram com 42 alunos inscritos, entre estudantes, agentes de viagens, guias de turismo e turismólogos de Aracaju e de alguns municípios, a exemplo de Macambira e Lagarto. Ministradas pelo fotógrafo Max Carlos, as aulas tiveram monitorias dos videomakers Vanderlei Alves e Pietro Lobo, e do digital influencer Marcos Pako, que apresentaram as técnicas fotográficas práticas usando as ferramentas disponíveis.

O coordenador de Comunicação e Marketing da Setur, Allan Alberto Oliveira, explicou que as capacitações realizadas ao longo de 2024 tiveram como objetivo ampliar conhecimentos sobre o uso de mídias digitais para o trade turístico e prestadores de serviços. “As oficinas fazem parte das estratégias implementadas pela Setur para fortalecer as práticas de comunicação, tendo como foco aprimorar a visão estratégica dos profissionais que atuam com comunicação e mídias sociais no segmento turístico. Elas são fundamentais para refletir e compartilhar conhecimentos sobre o uso adequado, ético e responsável dos espaços de interação on-line”, comentou.

Oficinas

As quatro primeiras capacitações do ano aconteceram nos dias 19 e 20 de fevereiro, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), em Aracaju. À época, foram apresentadas as principais tendências para profissionais que trabalham nas redes sociais dos prestadores de serviços e do trade turístico de Sergipe. As oficinas foram conduzidas por Allan Alberto Oliveira e pelo diretor criativo, Matheus Moura, com palestras da jornalista Laudicéia Fernandes e do fotógrafo Max Carlos.

Com aulas teóricas e práticas, trabalhos em grupo e individuais, as oficinas ensinaram temáticas como criação de posts para stories e feed no Instagram ou a melhor redação para as redes sociais, capaz de comunicar a ideia com clareza, nitidez e sem ambiguidades.

Já nos dias 10 e 17 de julho, a equipe da Setur realizou duas oficinas no município de Barra dos Coqueiros, na grande Aracaju, para artesãos, empreendedores, guias de turismo, donos de bares e restaurantes, entre outros profissionais. Foram abordados temas como motivações para engajamento nas redes sociais, criação de bons conteúdos, ideias inovadoras para postagens, dados sobre formatos mais compartilhados, entre outros.

No dia 18 de novembro, aconteceram duas oficinas de Comunicação Digital no Sebrae de Estância, município do litoral sul de Sergipe. Nelas, também foram apresentadas as principais tendências das redes sociais, com o objetivo de aprimorar a visão estratégica dos profissionais do setor turístico que atuam com comunicação e mídias sociais nesse âmbito.